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Disciplina de Cirurgia Cardíaca / Disciplina de Cardiologia
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Tutorial (Modelo de Ensino PBL – “Problem Based Learning”)
Desde
1986 tenho participado do programa de
aulas para o curso de Graduação na área de Cirurgia Cardíaca que é realizado em
conjunto com a Disciplina de Cardiologia incluindo a subárea Hemodinâmica.
Por
ser uma área bastante específica, as aulas sempre foram mais concentradas aos
alunos do Quarto Ano e aos alunos do
Internato.
As
aulas concentram-se até os dias atuais
nos temas sobre tratamento cirúrgico das valvopatias e das cardiopatias congênitas, porém divididas
em duas partes, sendo a primeira mais intensa relacionada a fisiologia
cardiocirculatória.
Em 2004
iniciei minha participação no modelo de
ensino PBL (“Problem Based Learning”) de nossa Instituição atuando no programa
de módulos, como Tutor. O módulo em que participo (6 MOD 405) contém 13
problemas apresentados aos alunos do Quarto Ano Médico e denominado: Dispnéia,
Dor Torácica e Edemas. Em cada reunião, o grupo de alunos, em geral de oito a
nove, debaterão juntos após o estudo em casa.
Consultam sob nossa orientação livros e revistas científicas, não somente
para a solução dos problemas, como também para a revisão da anatomia,
histologia, fisiologia e fisiopatologia da doença identificada e o órgão
comprometido.
Os
alunos são estimulados ao raciocínio para estabelecimento não só do diagnóstico
assim como também dos diagnósticos diferenciais. A discussão de casos ocupa uma
manhã toda (8 as 12 horas) e é dividida em duas partes. Na primeira, mais
extensa, os alunos discutem o problema
apresentado no dia anterior e na segunda parte, um novo problema é apresentado.
A função do Tutor é coordenar a discussão, orientar para que os alunos não
saiam do foco principal, estimular a participação de todos e, de preferência
não fazer exposição sobre o tema.
Além
de Tutor também participei como vice coordenador do módulo 6 MOD 405 no ano de
2005.
No
mesmo módulo, ministro palestras para os cem alunos do quarto ano médico sobre
o tratamento cirúrgico das valvopatias, assim como sua fisiopatologia.
Por
ser a Cirurgia Cardíaca uma especialidade bastante especifica, na Graduação,
apenas os Internos participam das operações, em geral passivamente quanto ao
ato operatório, porém, ativamente fazendo perguntas e questionando os
procedimentos técnicos, funcionamento da circulação extracorpórea etc. Também
são estimulados a acompanhar a evolução dos pacientes, principalmente nos
cuidados intensivos pós-operatórios.
Tem
sido muito freqüente a participação dos alunos na elaboração de trabalhos
científicos, apresentando-os em Jornadas e Congressos Regionais, além de
colaborarem nas publicações.
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