segunda-feira, 19 de novembro de 2012

2.5. Publicações em Revistas Internacionais


 Notas:

1.    Fatores de impacto foram estabelecidos de acordo com Journal Citation Reports (JCR) – 2011, divulgada em junho de 2012.

2.    Fontes de indexação das revistas foram estabelecidas com base no ano de 2012, independente do ano de publicação do artigo.

1             Anastomosis of the Subclavian Artery to  the Descending Aorta for the Correction of Interrupted Aortic Arch
Marcial MB, Gregori Jr. F, Sniticowsky, Ebaid M, Verginelli G e Zerbini EJ
J. Thorac Cardiovasc Surg 66:653-7, 1973

ISSN: 0022-5223
Fator de Impacto – JCR: 3.406
Qualis: A1 para Medicina III
Indexado em: Medline, Thomson Reuters (ISI), Scopus
Número de citações na Web of Science: 7

Publicamos um caso de interrupção do arco aórtico tipo A da classificação de Celoria e Patton,  tratado cirurgicamente com sucesso. A anastomose término-terminal entre uma artéria subclávia esquerda de grande calibre  e a aorta descendente foi a solução original. O paciente evoluiu sem intercorrências.

2                Mixoma de Aurícula Izquierda. Analisis de 8 Casos Operados
Herdy C, Marcial MB, Gregori Jr. F, Bellotti G, Verginelli G, Sosa E, Pileggi F e Zerbini EJ
Rev Peruana Cardiol 17:71-9, 1974

ISSN: 1728-5925

Estudamos oito casos de mixoma da aurícula esquerda tratados, cirurgicamente com sucesso. Sete pacientes eram do sexo feminino e um do masculino. A média de idade foi de 36 anos (15-59). Os principais sintomas estavam correlacionados com a obstrução determinada pelo tumor. O tratamento cirúrgico consistiu na exérese do tumor através de toracotomia direita. Em um caso houve necessidade de extirpar parte do septo interatrial e em outro substituir a valva mitral.
A evolução tardia também foi satisfatória.

3                Rupture of the Heart Due to Non-Penetrating Chest Trauma
Marcial MB, Gregori Jr. F, Verginelli G, Kallás E, De Paula W, Ping W e Zerbini EJ
J Cardiovasc Surg 16:16-8, 1975   

ISSN: 0021-9509
Fator de Impacto – JCR: 1.559
Qualis: B2 para Medicina III
Indexado em: Medline, Thomson Reuters (ISI), Scopus
Número de citações na Web of Science: 7
Os autores relatam dois casos de ruptura de câmaras cardíacas em pacientes com traumatismo fechado do tórax. Em um, a lesão era no átrio esquerdo e no outro, no átrio direito. Os ferimentos foram suturados em ambos os casos sendo que, apenas o primeiro necessitou de circulação extracorpórea. Vários aspectos do diagnóstico e do tratamento cirúrgico são discutidos como a natureza atípica do quadro clínico e a necessidade de uma bomba de circulação extracorpórea à disposição nos Serviços de Emergência.

4                Long-term Results of Mammary Artery Implants
Gregori Jr. F, Toriano N, Oliveira SA, Carvalho RG, Galiano N, Macruz R, Verginelli G, Bittencourt O, Pileggi F e Zerbini EJ
J Cardiovasc Surg 17:557-62, 1976     

ISSN: 0021-9509
Fator de Impacto – JCR: 1.559
Qualis: B2 para Medicina III
Indexado em: Medline, Thomson Reuters (ISI), Scopus
Número de citações na Web of Science: 3

Trata-se da publicação de parte de  minha “Dissertação de Mestrado” defendida na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Setenta e oito pacientes com implante intramiocárdico de artéria mamária interna foram estudados no pós-operatório tardio. A mortalidade imediata foi de 7% e a tardia de seis por cento. A angina desapareceu em 45% dos casos e melhorou em 47 por cento. Houve melhora do ECG em 64% dos casos. Houve correlação entre a presença de angina e enxertos ocluídos. Não foram encontradas obstruções nos implantes simples.
A maior incidência de obstrução ou enxertos pérvios sem estabelecer conexões com as artérias coronárias ocorreu no grupo que não apresentou melhora clínica. Este índice caiu para 40% no grupo que apresentou alguma melhora clínica e para 29% no grupo de assintomáticos. Doze (67%) de 18 implantes pérvios para a parede anterior do ventrículo esquerdo e nove (89%) da ínfero-lateral estabeleceram circulação colateral. No grupo com indicação cirúrgica considerada adequada apenas dois casos (7%) apresentaram obstrução do implante e três (11%) dos 23 pacientes não estabeleceram circulação colateral. Em conclusão, esta técnica é válida para pacientes com lesões críticas difusas das artérias coronárias, com circulação colateral presente (indicando isquemia) e com contratilidade cardíaca preservada, não passíveis de revascularização direta.

5             A New Technique for Repair of Mitral Insufficiency Caused by Ruptured Chordae of the Anterior Leaflet
Gregori Jr. F, Takeda RT, Silva SS, Façanha LA e Meier MA
J Thorac Cardiovasc Surg 96:765-8,1988          

ISSN: 0022-5223
Fator de Impacto – JCR: 3.406
Qualis: A1 para Medicina III
Indexado em: Medline, Thomson Reuters (ISI), Scopus

Esta é a publicação de uma técnica de criação de uma neo-corda com um retalho de tecido da cúspide anterior da valva mitral para substituir cordas rotas da cúspide anterior da valva mitral. Esta técnica foi empregada em dois pacientes com insuficiência mitral severa. Os pacientes evoluíram sem intercorrências após a cirurgia que foi completada com a anuloplastia à Carpentier.
Os estudos realizados aos três e quatro meses de pós-operatório mostraram valvas competentes e não estenosantes. Um paciente necessitou de reoperação cinco anos depois, devido a ruptura de outras cordas observando-se bom funcionamento da neo-corda. 

6               Preliminary Results With a New Technique for Repairing Elongated Chordae Tendineae of the Anterior Mitral Valve Leaflet (Letter)
Gregori Jr. F, Silva SS, Façanha LA, Cordeiro CO, Aquino O e Moure OM
J Thorac Cardiovasc Surg 107:321-3, 1994        

           ISSN: 0022-5223
Fator de Impacto – JCR: 3.406
Qualis: A1 para Medicina III
Indexado em: Medline, Thomson Reuters (ISI), Scopus

Esta é a apresentação de uma técnica de encurtamento de cordas da cúspide anterior  da valva mitral que, inicialmente foi empregada nos casos em que o músculo papilar era muito fino ou mais profundo que o usual.
Um pequeno orifício de dois a três milímetros é realizado na cúspide anterior, próximo ao bordo livre onde a corda está alongada. A corda tendínea é tracionada para cima através do orifício até que o prolapso seja corrigido pelo seu encurtamento. Em seguida sutura-se o orifício com a corda puxada para cima do plano da cúspide é suturado com fios de Polipropileno 5-0.
A experiência inicial em 22 pacientes em classe funcional III e IV (NYHA). Os pacientes sobreviventes, foram estudados no pós-operatório através do cateterismo cardíaco e ecocardiograma.
Vinte estavam assintomáticos e dois na classe III.
Ao cateterismo cardíaco ausência de regurgitação foi observada em 14 pacientes, regurgitação discreta em seis pacientes e importante em dois.
O ecocardiograma mostrou coaptação satisfatória da cúspide em 10 pacientes. O Doppler mostrou ausência de regurgitação em 12 pacientes, discreta em oito e importante em dois.
Os resultados clínicos e laboratoriais avalizam o emprego desta técnica para os casos de alongamento de cordas da cúspide anterior da valva Mitral. 

7                Mitral Valvuloplasty with a New Prosthetic Ring. Analysis of the First 105 cases
Gregori Jr. F, Silva SS, Hayashi SS, Aquino WK, Cordeiro CO e Silva LR
Eur J Cardiothorac Surg 8:168-72, 1994        

ISSN: 1010-7940
Fator de Impacto – JCR: 2.550
Qualis: B1 para Medicina III
Indexado em: Medline, Thomson Reuters (ISI), Scopus
Número de citações na Web of Science: 7 

Apresentação internacional do Anel Gregori-Braile, que foi empregado em 105 casos associado a técnicas reconstrutoras sobre as cúspides e o aparelho subvalvar. A mortalidade imediata foi de 1.9% (dois casos).
Aos 30 meses de pós-operatório os pacientes foram reavaliados pelo cateterismo cardíaco e/ou ecodopplercardiograma. Os resultados foram considerados excelentes em 84% dos casos, bons em 6% e maus em oito por cento. Clinicamente, (27 meses em média de pós-operatório) 85.7% dos pacientes estavam em classe funcional I (NYHA).
A curva atuarial de sobrevida dos pacientes que receberam alta hospitalar foi de 98% após 60 meses.
Os autores concluíram tratar-se este novo modelo de anel protético de uma prótese segura para os casos de insuficiência mitral. 

8                Modified Technique for Total Cavopulmonary Connection
Gregori Jr. F, Silva SS, Ribeiro IA, Cordeiro CO e Couto WJ
Ann Thorac Surg 57:1649-51, 1994 

ISSN: 0003-4975
Fator de Impacto – JCR: 3.741
Qualis: A1 para Medicina III
Indexado em: Medline, Thomson Reuters (ISI), Scopus 

A anastomose látero-lateral entre a veia cava superior e o tronco da artéria pulmonar é apresentada como modificação da técnica Fontan-Kreutzer para a realização de conexão total cavo-pulmonar.
Este procedimento  foi realizado com sucesso em uma criança de nove anos de idade associada a exclusão do átrio direito para o tratamento da atresia tricúspide associada a transposição das grandes artérias.
A paciente evoluiu sem intercorrências. Como informação adicional, atualmente, aos 28 anos de idade está assintomática, teve uma gravidez a termo sem complicações e trabalha como vendedora em pé, oito horas  por dia. Foi reestudada através de angiotomografia que mostrou uma ampla anastomose estabelecida.  

9             Grafting of Chordae Tendineae: A New Tehcnique for the Repair of Mitral Insufficiency Caused by Ruptured Chordae of the Anterior Leaflet (Letter)
Gregori Jr, F, Silva SS, Goulart MLP, Canesin O e Hayashi SS
         J Thorac Cardiovasc Surg 107(2):635-8, 1994           

           ISSN: 0022-5223
Fator de Impacto – JCR: 3.406
Qualis: A1 para Medicina III
Indexado em: Medline, Thomson Reuters (ISI), Scopus
Número de citações na Web of Science: 2 

É proposta uma alternativa técnica para os casos de ruptura de cordas da cúspide anterior da valva mitral.
Trata-se de uma transferência da valva posterior da valva tricúspide contendo cúspide, cordas e músculo papilar para  a cúspide anterior da valva mitral. Pode-se empregar um fragmento da cúspide anterior da valva tricúspide quando a cúspide posterior for inadequada. A sutura inicialmente é feita papilar com papilar (Polipropileno 5-0 ancorado em almofada de Dacron)  e em seguida cúspide com cúspide (pontos separados de Polipropileno 5-0).
Esta técnica foi empregada em dois pacientes com boa evolução pós-operatória clínica e ecodopplercardiográfica.
Também é sugerida para casos de calcificações localizadas, substituindo-se, também, parcialmente parte da cúspide comprometida. 

10          Cox-Maze Operation Without Cryoablation for the Treatment of Chronic Atrial Fibrilation
Gregori Jr. F, Cordeiro CO, Couto WJ, Silva SS, Aquino WK e Nechar Jr.A
Ann Thorac Surg 60:361-4, 1995 

ISSN: 0003-4975
Fator de Impacto – JCR: 3.741
Qualis: A1 para Medicina III
Indexado em: Medline, Thomson Reuters (ISI), Scopus
Número de citações na Web of Science: 29 

Esta modificação técnica foi empregada em 20 pacientes portadores de fibrilação atrial como complicação de doença valvar mitral.
A média dos diâmetros atriais era de 6.1 centímetros.
Não ocorreram óbitos hospitalares. O estudo hemodinâmico e ecodopplercardiográfico mostrou redução significativa do átrio esquerdo (4.9 cm p<0.01) em 18 pacientes.
O Holter de dois canais mostrou ritmo sinusal em 15 pacientes, ritmo atrial ectópico em quatro e fibrilação atrial  em um. Cinqüenta e cinco por cento dos pacientes voltaram a fibrilar restabelecendo-se o  ritmo sinusal com Quinidina. Noventa por cento dos pacientes desenvolveram contração rítmica e efetiva do átrio esquerdo sem medicação, estando todos em classe funcional I. A simplificação da técnica de Cox-Maze sem crioablação mostrou ser um método efetivo para o tratamento cirúrgico da fibrilação atrial 

11          Partial Tricuspid Valve Transfer for Repair of Mitral Insufficiency due to Ruptured Chordae Tendineae
Gregori Jr. F, Cordeiro CO, Croti UA, Hayashi  SS, Silva SS e Gregori TEF
Ann Thorac Surg 68:1686-91, 1999       

ISSN: 0003-4975
Fator de Impacto – JCR: 3.741
Qualis: A1 para Medicina III
Indexado em: Medline, Thomson Reuters (ISI), Scopus
Número de citações na Web of Science: 2 

Uma nova técnica é sugerida para a cirurgia reconstrutora da valva mitral insuficiente por ruptura de cordas tendíneas. Consiste na transferência parcial da valva tricúspide para a valva mitral fornecendo, assim, cordas tendíneas para a cúspide anterior da valva mitral. Duas maneiras de fazê-la: 1 – retirada da cúspide posterior da valva tricúspide (90% dos casos). 2 – retirada de parte da cúspide anterior da valva tricúspide (em geral quando a cúspide posterior é pequena).
A peça, contendo cúspide, cordas e músculo papilar é transferida para a cúspide anterior da valva mitral suturando-se, inicialmente os músculos papilares e em seguida as cúspides.
Nenhuma regurgitação ou regurgitação leve foi observada em 94.1% dos casos. Em todos os casos não foi observada insuficiência tricúspide ou esta era leve. 

12          Premolded Bovine Pericardial Chords for Replacement of Ruptured or Elongated Chordae Tendineae
Gregori Jr. F, Leal JC e Braile DM.
Heart Surg Forum 13:E17-E20, 2010        

ISSN: 1098-3511
Fator de Impacto – JCR: 0.416
Qualis: B3 para Medicina III
Indexado em: Medline, Thomson Reuters (ISI) 

O objetivo deste estudo foi avaliar através do ecodopplercardiograma o funcionamento do aparelho valvar mitral em pacientes submetidos ao implante de cordas padronizadas de Pericárdio Bovino conservado em Glutaraldeido (prótese Braile-Gregori) para substituição de cordas tendíneas rotas ou extremamente afiladas. Trinta e um pacientes foram operados com média de idade de 58 anos (18 – 85) e a etiologia mais freqüente foi a degenerativa.
A prótese é um monobloco de Pericárdio Bovino com a forma trapezoidal: As cordas medem dois milímetros de largura e distam entre si três milímetros. A haste superior do trapézio, mais larga, será suturada à cúspide anterior da valva mitral e a haste inferior menos larga  ao topo do músculo papilar correspondente as cordas rotas (uma sutura de polipropileno 5-0 ancorada em almofada de Dacron). Em 21 pacientes a prótese foi implantada na cúspide posterior e em 10 na anterior (em dois casos em ambas as cúspides).
Um paciente (3.2%) faleceu no pós-operatório imediato. Aos 20 meses, 17 pacientes (54.8%) não apresentavam regurgitação mitral ao ecodopplercardiograma, em nove (29.0%) era leve e em quatro (12.9%) era leve a  moderada. A abertura e a mobilidade estavam satisfatórias em todos os pacientes.
É necessário um tempo maior de seguimento, porém os resultados até o momento mostraram-se bastante promissores