segunda-feira, 19 de novembro de 2012

2.3. Trabalho Científico – Promoção a Professor Associado



Gregori Jr., F. Transferência Parcial da Valva Tricúspide para a Valva Mitral para o Tratamento Cirúrgico da Insuficiência Mitral por Ruptura de Cordas Tendíneas. Londrina 1998  Apresentado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, PR. Banca Examinadora: Dr. João Carlos Thomson, Dr. Domingo Marcolino Braile e Dr. Miguel Barbero Marcial.

Neste trabalho propus uma nova técnica para o tratamento cirúrgico reconstrutor da valva mitral insuficiente. Trata-se da transferência parcial da valva tricúspide do próprio paciente para a valva mitral, com o fim de fornecer cordas tendíneas para corrigir o prolapso da cúspide anterior da valva mitral secundária à ruptura de cordas tendíneas. Em associação, a anuloplastia mitral foi realizada empregando-se anel de Gregori.
De janeiro de 1991 a maio de 1997, 20 pacientes portadores de insuficiência mitral por ruptura de cordas foram operados. Onze pacientes eram do sexo masculino e nove do feminino com média de idade de 42 anos (6-68). A etiologia predominante foi a degenerativa (70%). Cinco pacientes (25%) encontravam-se na classe funcional III e 15 (75%) na classe funcional IV.
Quatro pacientes (20%) apresentavam regurgitação mitral moderada e 16 (80%), grave.
Não ocorreram óbitos hospitalares.
Dois pacientes foram reoperados para o tratamento de insuficiência mitral recidivante; um deles faleceu. Outro paciente faleceu aos dois anos de pós-operatório em fibrilação ventricular,documentada no Holter, para avaliação pós-operatória da cirurgia de Cox I.
Dezoito pacientes (90%) estão vivos com a própria valva, estando 80% em classe funcional I e 10% em classe II, com ausculta valvar mitral bastante satisfatória (80%).
A analise ecodopplercardiográfica mostrou média da Fração de Ejeção de 0.65, média do Diâmetro do Átrio Esquerdo de 4.2 cm, média da Área Valvar Mitral de 2.4cm2, média do Gradiente Transvalvar Mitral Médio de 3.3 mmHg, ausência de regurgitação ou  presença de regurgitação discreta em 16 dos 17 casos avaliados (94.1%).
A média da Área Valvar Tricúspide foi de 3.3 cm2 e não ocorreram Gradientes Transvalvares. Em todos os casos observou-se ausência de regurgitação tricúspide ou ela era apenas discreta.
Aos oito anos de pós-operatório, a Curva Atuarial mostrou probabilidade de sobrevida dos pacientes de 89.71±7.3% e 93.8±6.1% deles estiveram livres de complicações relacionadas ao método cirúrgico empregado.
Em face dos resultados pude concluir que, a técnica de “Transferência Parcial da Valva Tricúspide para a Valva Mitral”, associada à anuloplastia com anel de Gregori e outras técnicas reparadoras, constituiu-se num eficiente método para o tratamento cirúrgico da valva mitral por ruptura de cordas tendíneas da cúspide anterior.